12.5.09

Leitura e escrita

"- Escrevi uma história e fiz os desenhos, mãe! São "As ideias da Bia"! A minha história tem muitas letras, vês? Amanhã vou contá-la aos meus colegas."
Escrever é uma coisa que as crianças poderão fazer bem cedo, não significando no entanto o mesmo que entre adultos. Se o adulto escrever à frente da criança é natural que ela depois queira imitá-lo e ser ela a escrever as mesmas coisas. É claro que na idade da minha filha (quase 3 anos e meio) não sairão palavras com letras bem traçadas mas sejam simplesmente riscos.
Se a criança disser o que acha que aquilo quer dizer, então está a ler porque tudo aquilo significa o mesmo que para o adulto significa a escrita do adulto. E aquela escrita e leitura têm um valor extraordinário que se deve aproveitar e desenvolver.
Digo com convicção e considero que na idade do pré-escolar não se pretende que as crianças aprendam a ler e a escrever porque para isso terão tempo quando entrarem para o 1º Ciclo. Mas se se brincar com elas desta forma chegarão à Escola com uma capacidade de aprendizagem da leitura e escrita muitíssimo superior, poupando esforço e tempo, tornando o trabalho da Escola menos esforçado e penoso, contribuindo para o prazer futuro da leitura adulta. E será também por este caminho que se iniciará a aprendizagem da "verdadeira" leitura e escrita no 1º Ciclo. E essa aprendizagem será tanto mais fácil quanto mais tiver sido trabalhada (brincada) nos anos de vida da criança que procederam a sua entrada na Escola e por caminhos metodologicamente correctos e coincidentes.

Nenhum comentário: