21.10.07

Educação dos filhos

Sinto que à medida que o tempo avança, a Tizinha vai crescendo e com ela tentamos dia após dia encarar a questão de a educar o melhor possível com alguma tranquilidade, no entanto, ultimamente tenho pensado muito nisto.
Deixo a minha filha no colégio e sozinha no carro penso em muitas coisas ao mesmo tempo.
Chego ao trabalho e na minha sala de aula observo a diversidade de personalidades e de maneiras diferentes que os pais têm e usam para educar os seus filhos. Seja como for, a verdade é que todos nós, que somos pais temos apenas uma só oportunidade de educar os nossos filhos.
Bem sei que as crianças são fruto do meio que as rodeia e das variadas relações que estabelecem com outras pessoas, mas os pais têm e terão sempre um papel determinante na formação do carácter dos filhos.
À medida que a nossa filha cresce tudo se vai tornando mais exigente, é isso que aqui em casa começámos a sentir, começámos a sentir verdadeiramente a responsabilidade que temos a nosso cargo, porque afinal a ideia é educá-los em crianças para serem "bons adultos".
Tudo o que passamos às crianças desde cedo, de bom ou de mau, é pelo exemplo, pela persistente prática dirigida e pela explicação verbal. Apesar de muitas vezes não ser fácil, dos resultados não serem imediatos e por vezes darmos connosco em total estado de desespero, acredito que só assim alguma vez nascerão frutos.

Nenhum comentário: