25.7.07

Balanço positivo

A vivência da maternidade fez-me muitas vezes pensar em coisas que até à altura não me despertavam a devida preocupação. Todos os anos vivo a experiência de receber no primeiro dia de aulas o tesouro mais valioso que certamente os pais possuem - os seus filhos. É a mim que eles os têm de confiar; é comigo que eles passam grande parte do dia; é também comigo que eles crescem dia após dia, cabendo-me assim a tarefa, não só de lhe transmitir saberes mas sobretudo, ensiná-los a crescer no respeito, na tolerância e na amizade.
O primeiro ano de creche da minha filha está prestes a terminar e ainda recordo a ansiedade que levava no primeiro dia que lá a deixei. Recordo até o tempo que fazia e a roupa que vestia. Logo percebi que foi bem mais fácil do que imaginava.
É normal os bebés e as crianças pequenas estranharem sítios novos e sentirem-se inseguros quando estão somente perto de pessoas desconhecidas daquelas que habitualmente convivem no seu dia-a-dia.
Foram longos meses cheios de descobertas, aquisições, alegrias, pessoas e momentos importantes que vamos guardar para sempre no coração.
Por motivos vários, a Tizinha vai mudar de colégio, e mesmo que tente não sofrer por antecipação, já estou a pensar como será a breve adaptação que a espera.

Nenhum comentário: